quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ter amor por nós

A nossa primeira responsabilidade é para connosco e, nesta medida, somos a pessoa mais importante das nossas vidas. Só a partir de uma postura honesta e responsável perante nós mesmos será possível evoluir no todo que somos: no instintivo, no emotivo, no racional, nos valores, nos comportamentos, na espiritualidade. Não se pode dar o que não se tem e quanto mais desfrutar da Vida, mais vida terá. («Porque ao que tiver lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter, lhe será tirado» - São Lucas 8,18). Os mestres ensinam-nos a disciplina, as práticas espirituais, a atenção, a necessidade de ensinamento, a gratidão pelo tanto que temos. Gradualmente, e na medida da nossa dedicação e intenção, podemos vir a dar aos outros com verdade, a partir de uma abundância interior e não de uma carência. Do meu ponto de vista pessoal, esta abundância só se consegue quando aprendemos a nutrir a nossa Alma com meditação, união com a Fonte divina. Quando todo este processo de amor por si e autenticidade se reforça, a pessoa deixa de ser manipulável e já não faz chantagens emocionais - o auto-respeito e o amor pelo outro são sagrados e a relação torna-se uma oportunidade para praticar esta doação activa e criativa de si mesmo. A pessoa torna-se mais presente para a outra, mais atenta ao que é bom para a outra pessoa, e não precisa de provas de amor, porque este não é usado para aferir o seu valor.
Vera Faria Leal
www.verafarialeal.com.pt
Zen Energy - Abril 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário