quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ter amor por nós

A nossa primeira responsabilidade é para connosco e, nesta medida, somos a pessoa mais importante das nossas vidas. Só a partir de uma postura honesta e responsável perante nós mesmos será possível evoluir no todo que somos: no instintivo, no emotivo, no racional, nos valores, nos comportamentos, na espiritualidade. Não se pode dar o que não se tem e quanto mais desfrutar da Vida, mais vida terá. («Porque ao que tiver lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter, lhe será tirado» - São Lucas 8,18). Os mestres ensinam-nos a disciplina, as práticas espirituais, a atenção, a necessidade de ensinamento, a gratidão pelo tanto que temos. Gradualmente, e na medida da nossa dedicação e intenção, podemos vir a dar aos outros com verdade, a partir de uma abundância interior e não de uma carência. Do meu ponto de vista pessoal, esta abundância só se consegue quando aprendemos a nutrir a nossa Alma com meditação, união com a Fonte divina. Quando todo este processo de amor por si e autenticidade se reforça, a pessoa deixa de ser manipulável e já não faz chantagens emocionais - o auto-respeito e o amor pelo outro são sagrados e a relação torna-se uma oportunidade para praticar esta doação activa e criativa de si mesmo. A pessoa torna-se mais presente para a outra, mais atenta ao que é bom para a outra pessoa, e não precisa de provas de amor, porque este não é usado para aferir o seu valor.
Vera Faria Leal
www.verafarialeal.com.pt
Zen Energy - Abril 2010

O amor encontra sempre formas de ser útil

O amor torna-se uma irradiação natural do seu estado de liberdade interior, liberdade dos seus medos, dependências, apegos e ilusões.
Torna-se mais tolerante, generoso e contente e sintoniza-se com o maior bem de todos envolvidos. Torna-se mais fácil assumir com naturalidade as suas próprias limitações e não usa as dos outros para obter qualquer tipo de vantagem.
O amor encontra sempre formas de ser útil, de tocar o outro, de olhar o outro, de encontrar uma solução, de expressar a sua benção, de unir e fazer pontes. A pessoa é mais autêntica e respeitadora das suas necessidades e das dos outros. Transcende-se e ultrapassa novos limites que antes julgava impossíveis. Aprende a ver a qualidade do outro que ama e ama cada vez mais, identificada com a qualidade amorosa de quem a ela se liga. Cresce na aceitação dos defeitos do outro e, porque acredita na sua luz e potencial, ajuda-o extraordinariamente a manifestar essa mesma luz e capacidade. Sente-se mais grata, mais pacificada e realizada.
Vera Faria Leal
www.verafarialeal.com.pt
Zen Energy - Abril 2010

Desenvolva o amor que tem dentro de si

"Algumas sugestões sobre como as pessoas podem desenvolver melhor o amor que têm dentro de si:
- Todos os dias dar passos no sentido do desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual. Trabalhar-se a si mesmo compensa;
- Estar grato e expressar contentamento pelo que se tem;
- Partilhar os seus recursos ajudando outras pessoas (com o seu tempo, energia, sabedoria, humor, amor, recursos, etc.);
- Meditar diariamente para se conectar com a Fonte em Si mesmo;
- Desistir de querer viver de acordo com as expectativas dos outros, pois esta é uma boa definição de inferno;
- Perdoar o passado e libertar-se das mágoas que impedem que as benções cheguem à sua vida;
- Responsabilizar-se pelo seu próprio projecto de vida, pelos seus desejos e sonhos e crescer na sabedoria e na consciência de que é o co-criador do seu destino. É o guionista, o actor principal e o realizador do filme da sua vida. Que filme escolhe e que papel fundamental é o seu?;
- Rir mais;
- Procurar o equilíbrio nas suas actividades e entre o tempo que dedica aos outros e o tempo que precisa para si;
- Brincar com a sua criança interior;
- Lembrar-se muitas vezes ao dia que, de cada em cada segundo, o universo lhe oferece o melhor. Ame muito."
Vera Faria Leal
www.verafarialeal.com.pt
Revista Zen energy - abril 2010

Deixar nascer a verdade ...

"Deixar nascer a verdade
A verdade que vem de dentro
Quem sou, quem vim para ser
e quem quero vir a Ser
É deixar falar o Amor
É viver de dentro para fora
Encontrar o lugar do silêncio que tudo
diz, onde tudo se sente
Para na expressão do real,
dar Luz ao que não tem forma
E é tão grande como a Alma
É viver como quem sabe
O que se aprende a cada novo momento
Na verdade da Alma que Sente
Na grandeza do Espírito que Sabe
É viver simples como uma flor
e leve como uma brisa
É sentir a força da dor e deixar
crescer a magia da experiência
É deixar o medo saber
que já é tempo de viver
Deixar o coração liderar o caminho
E em cada respiração saber,
que a vida é amor
E que, em liberdade e confiança,
EU SOU!"
Monica Magano
Responsável pelo b'chill out
Zen Energy - Abril 2010